quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Solidão

Há dois aspectos distintos da solidão a serem considerados: aquela solidão forçada pela falta de companhia e a outra é a solidão que buscamos para um propósito.
A solidão pela falta de companhia pode ter causas diversas como a falta de sociabilidade e o isolamento social, ambos podem ter origem em uma causa somente que é falta de amor ao próximo, a falta de amor cristão mesmo. Hoje em dia, principalmente, o nosso ego é foco de nossa vida, e esse foco faz com que sejamos cada vez mais individualistas, que sejamos seres sociáveis, mas para apenas tirarmos disso proveito em benefício próprio, ou seja, quase que o ego pelo e para ego, utilizando das relações sociais. Essas relações sempre tem como finalidade satisfazer nosso ego através do status, bons negócios, conforto e afins.
Já a solidão que buscamos para um propósito é aquela que temos para o encontro com nossa espiritualidade e com o Deus interior, através de meditação, leituras edificantes, momentos de reflexão, contato com a natureza, etc. A vida contemporânea é uma enxurrada de acontecimentos rápidos e consecutivos onde não temos tempo para escutar nossa intuição, pois estamos invariavelmente programados para aquela rotina massacrante. Quando você tirou um tempo para relaxar e ler aquele livro que tanto gosta? Ou para apenas se dedicar a si mesmo pensando e repensando seus atos, de onde você veio para onde você está indo, se sua vida está como você gostaria que estivesse, o que você gostaria de melhorar em sua personalidade ou mesmo o que você gostaria de estar fazendo atualmente. Momentos para sonhar um pouco, para cuidar de sua mente, de seu coração e de sua alma. Quanto tempo faz que você não faz um passeio descompromissado em meio a árvores e gramados?
Para que escutemos nossa alma, nosso espírito temos que seguir nossa intuição e o que nosso coração nos diz. Em certos lugares e em certas situações isso fica difícil acontecer, precisamos da solidão para que escutemos essa tão importante voz, que cada vez escutamos menos em um mundo tão análitico e racional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário